sábado, 2 de novembro de 2013

Martim-Pescador por Jacky Cavallari



Martins-pecadores são aquelas aves de cabeça grande e bico forte vistas tão freqüentemente (com trema antes da reforma ortográfica!) pousadas num galho ou fio de arame acima da água de um açude, banhado ou córrego lento. Desses pontos estratégicos, mergulham diretamente na água para capturar a presa aquática, pequenos peixes ou rãs, de que se alimentam. Com a presa no bico, voltam aos poleiros para matá-la e, depois, engoli-la. (texto : William Belton)

Disponíveis em quatro cores de fundo (da esquerda à direita : maple/ácer, curupixa, nogueira e jatobá) estes quadros medem 24 x 14 cm e são numerados de 1 a 16, como todas as coleções de Jacky.
Aqui a, lâmina de fundo é um jatobá, madeira de uma bela cor avermelhada, quase marrom, de forte densidade com um grão (textura) fechado com algumas veias escuras.

Vamos mostrar e descrever nesta postagem toda a riqueza desta matéria que gosto tanto que é a madeira.
Podem ver a direita o louro freijo "maillé" com suas pequenas manchas mais claras. A madeira que deu nome ao Brasil : o pau brasil vermelho escuro, muito denso e duro. O ipé, também chamado de ébano verde de cor marrom/verde. O mogno com sua textura aveludada.

Neste outro detalhe (abaixo) podem ver o goiabão claro com seu amarelo vivo. O marfim arana com sua textura homogénea de cor amarela clara. O mogno encarneirado e seus reflexos contrastados. E para terminar o carvalho, bege claro com seu poro aberto e pequenas manchas mais escuras.

Isso é uma parte da "paleta"  de madeira desta marchetaria.







sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sarau de musica francesa

A Galeria 189 tem a honra de apresentar o premiado cantor Augusto Darde com composições próprias e de artistas franceses. Entrada franca. Esperamos você.

La Galeria 189 a l'honneur de vous  présenter le chanteur Augusto Darde qui jouera ses propres compositions et celles d'artistes français. Evènement gratuit. Nous espérons votre présence.

 

sábado, 14 de setembro de 2013

Vernissage da exposição Macro Pictóricos

Algumas lembranças do vernissage de Cinthia Sfoggia.


Muitas pessoas nesta noite quente


Amigas de sempre prestigiando a exposição Macro Pictóricos



Uma das obras de Cinthia


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Exposição fotos : Macro Pictóricos de Cinthia Sfoggia



O  detalhe que passa despercebido pelo olhar comum é o objeto de análise e expressão estética expressa em Macro Pictóricos. Cinthia Sfoggia reúne uma uma série de fotos utilizando a macrofotografia para capturar a forma secreta do dia a dia e expande o detalhe de cada objeto clicado, transformando a realidade e criando um novo visual.

“Trabalhar com macrofotografia nos permite abandonar o referencial e  transformar o real em pictórico. Meu interesse é desconstruir o objeto fotografado”, explica a artista. "O resultado é um tipo de jogo de troca, da realidade à ficção. Surge uma nova realidade, uma abstração visual".


Cinthia Sfoggia é arquiteta e bacharel em Cerâmica pelo Instituto de Artes da Ufrgs, onde também estudou fotografia. Em 2007, com participação no Grupo de Estudos Fotográficos (GEF) orientado por Niura Ribeiro, passou a estudar mais profudamente a arte fotográfica.
 


 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Charles Baudelaire é considerado pela crítica literária o precursor da poesia moderna.. Revolucionou o entendimento de estética, sua poesia tendeu para a expressão de imagens cotidianas, o "visto pelo autor", tendo o poeta sido quem melhor, em sua época, intuiu a mudança radical provocada pela metrópole sobre a sensibilidade.

Por esse motivo a Galeria 189 veio homenagear Baudelaire em seu primeiro sarau para convidados que ocorrerá dia 31 de agosto de 2013, no 146º dia de falecimento do poeta e ensaísta.

Convidamos a todos a virem prestigiar a declamação de suas poesias em francês e português por Gabriel Villamil, Rafael Barbosa e Jacky Cavallari, esse último integrante francês da Galeria 189.

Venha conferir!

sábado, 24 de agosto de 2013

Exposição Kika Costa, a arte de um talento especial.


 

A arte pode assumir diferentes leituras e as mais ricas expressões artísticas podem vir de mentes especiais.

Venha conferir de perto da arte de Kika Costa, artista plástica da Galeria 189, com a Exposição A Arte de um Talento Especial, integrante da XIX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência que ocorrerá no dia 27 de agosto de 2013, às 18h.

A Exposição ocorrerá entre os dias 27 de agosto e 7 ...de setembro de 2013.

Venha conferir!

Entrada Franca.

confirme presença no link abaixo:
https://www.facebook.com/events/195926193916350/


terça-feira, 25 de junho de 2013

Comemoração de 1 ano.

A Galeria de arte mais querida da cidade está completando um ano no próximo dia 3 de julho de 2013 e para essa comemoração, os artistas estão convidando amigos, clientes e admiradores para prestigiar um novo evento.

Venha conferir novas coleções e fique por dentro do que há de bonito e tendência em decoração elegante. 

Para os 50 primeiros clientes que vierem a partir do dia 03 de julho, ganharão de brinde uma surpresa especial.

Contamos com a presença de vocês.





quarta-feira, 22 de maio de 2013

Um pouco mais sobre a exposição Cênicos

 


O artista plástico Fernando da Luz é o convidado da Galeria 189 para sua exposição individual Cênicos. Pintor, escultor e arquiteto Fernando da Luz mostrar ao público sua produção artística mais recente. São telas e bonecos que mostram diferentes facetas de seu autor sempre em busca de uma forma de expressão mais criativa.

De 1º a 22 de junho, a exposição Cênicos toma conta da Galeria 189. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta das 10h às 12h e das 13h às 19h e aos sábados das 10h às 18h, na Avenida Bagé, 189.
Com atuação na área Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em paisagismo, Fernando da Luz é professor na Unisinos frequentou a Oficina de Desenho do Atelier Livre- Prefeitura Municipal de Porto Alegre, sob a orientação de Maria Luiza Carvalho da Rocha.

Sua obra é marcada pela frequente presença de personagens e linhas arquitetônicas. A primeira fase foi caracterizada por lagartos e animais pré-históricos. Em seguida vieram os bonecos. “Parecem que eles ganharam vida própria”, diz o autor, brincando com o sucesso e aceitação de seus divertidos e instigantes “filhos”. 


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fernando da Luz


O segundo convidado do ano na Galeria 189 é o arquiteto e artista plástico Fernando da Luz com seu singular universo de esculturas e pinturas.
Esperamos você no vernissage que ocorrerá no sábado 01 de junho a partir de 10h da manhã.

sábado, 4 de maio de 2013

Dia das mães


Você já fez arte?


É hora de retribuir! Escolha um objeto de arte para sua mãe. Ela vai adorar!

A Galeria 189 tem uma grande variedade de opções de presentes para todos os tipos de mães e para diversos tamanhos de bolsos dos filhos. Bom gosto, criatividade se transformam em utilitários e objetos de arte na mais diferentes técnicas estão em exposição para compra no belo espaço em pleno bairro Petrópolis.

Saia da mesmice! Venha nos visitar! Aproveite e se delicie com o encontro com alguns dos artistas que fazem o atendimento direto na galeria e ainda um chazinho surpresa oferecido para todos os clientes os sábados 4 e 11 de maio. Segunda a sexta-feira das 10h ás 12h e das 13h as 19h. Sábado das 10h ás 18h, av. Bagé, 189, Petrópolis. Porto Alegre, 51 8149 8878


domingo, 10 de março de 2013

Marisa Rozman


Birds don’t cry
Galeria 189 recebe primeira individual da artista a partir de 12 de março

Gravuras em aquarela e guache, nanquim, lápis aquarela  e pastel oleoso e seco compõem um conjunto delicado e ao mesmo tempo inquietante produzidos pela artista plástica Marisa Rozman.  De 12 a 31 de março o público de Porto Alegre poderá conferir, na Galeria 189, o trabalho da artista em sua primeira exposição individual. 

 “O nome da exposição surgiu a partir de um dos trabalhos expostos. Busca falar de uma outra camada de entendimento e apreciação, que vai além da linha que passeia pelo papel”, explica Marisa.

Em seu trabalho, carregado de lirismo, percebe-se não apenas a força do figurativo, mas também a influência da palavra. Há uma história latente a cada traço. De imediato, pode vir à mente a expressão ou mesmo a música “Boys don’t cry”, mas Marisa recorda que na Inglaterra, birds é também uma denominação comum para mulheres. A conotação parece simples e também complexa.  “Os meus pássaros são quase como gente. Eles correm, passam apressados, deliberam... Todos corremos, choramos, controlamos o choro quando não podemos voar”, sintetiza a artista. A arte dá asas a pensamentos e interpretações. O convite está feito. Venha voar! 





Saiba mais sobre a artista

Formada em arquitetura pela UFRGS, sua trajetória em arte iniciou-se com o curso Desenvolvimento do Processo Criativo, ministrado pela artista plástica Ondina Pozoco, em 1996. Participou de cursos e festivais no Atelier Livre da Prefeitura ; cursou alguns semestres no Instituto de Artes da UFRGS; nos cursos da Arena fez dois anos de Laboratório de Práticas Artísticas com Ana Flávia Baldisseroto; e no Atelier Subterrânea participou do curso ministrado por Guilherme Dable. Assistiu aos dois módulos de workshops de Charles Watson na primeira vez que veio a Porto Alegre. A ênfase , em todos os cursos que participou, foi em processos criativos, desenho e pintura. Com a artista plástica Lia Gomes de Freitas fez três anos de cerâmica.   


 
 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Exposição Birds don't cry

A Galeria 189 está inaugurando seu ciclo 2013 de exposições de artistas convidados.


Marisa Rozman pela primeira vez em Porto Alegre expoe seus encantadores desenhos sobre o tema do pássaro.

Esperamos você o dia 12 de março apartir 19h na Galeria que fica na avenida Bagé, 189 no bairro Petropolis de Porto Alegre.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Sandra Peixoto: vegetal

As duas peças que seguem são uma outra faceta do trabalho de Sandra Peixoto.

A técnica usada é au Raku sobre uma argila vermelha.  Peças finas e delicadas como verdadeiras folhas, um trabalho sensível.






terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Uma obra, duas técnicas

As fotografias que seguem associam duas técnicas em uma mesma obra. Elas formam um conjunto que pode ser separado mas que foi concebido como um todo.

A primeira peça é uma representação do espirito santo: a pomba é de cerâmica esmaltada aplicada sobre um painel marchetado de madeira de canela e canela branca.



Dois conjuntos bule/bandeija. 

O primeiro: bule esmaltado preto com uma bandeija marchetada madeira de maple com filete de bolivar preta.


O segundo: bule esmaltado na parte externa marrom dourado escuro e na parte interna bege. A bandeja é de lâmina de louro preto e de canela branca.