quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Exposição : Intersecções de José Luis Castro



A Galeria de Arte 189 convida para a exposição INTERSECÇÕES, do artista plástico José Luis Castro, com abertura dia 9 se setembro às 19h e visitação até o dia 29. 

A exposição apresenta trabalhos do artista em arte digital. 
O tema escolhido pelo artista para a exposição - Intersecções – traduz a sua intenção: a arte digital como ponto de intersecção, onde tudo se mistura e para onde convergem as experiências do artista em desenho, ilustração e fotografia. Da ponta dos dedos, por touch ou mouse, estas três vertentes conversam entre si.

A arte digital de José Luis Castro tem um processo peculiar. Geralmente, se origina de uma construção primária do artista, onde o desenho à mão livre ou a captura fotográfica de texturas, objetos e lugares são levados a uma plataforma digital para ganhar a força de novas formas, cores e reflexos. Este processo de criação propõe um percurso que vai do analógico ao digital. Outras vezes, o próprio trabalho nasce no meio digital, quando o artista com seu dedo desenha num tablet e reprocessa no computador, gerando instersecção com outras ferramentas digitais.

Além das 16 obras escolhidas para a exposição o artista cria o espaço “pendurarte”, uma forma irreverente de apresentar um pouco mais do seu trabalho, para além das paredes.

Breve currículo do artista

José Luis Castro é de Porto Alegre, formado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e atua como designer gráfico na Zênite Comunicação e Design. Sua carreira artística teve início na década de 70 quando entrou para o Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, tendo como professor Cléber Sória. A partir daí, experimentou várias técnicas e meios dentro das artes plásticas, motivado pelo simples prazer criativo. Transitou pelo bico de pena, pintura a óleo e acrílico, desenho em lápis e pastel e, mais tarde, pela fotografia e escultura. Participou de Salões como o Jovem Artista/RS onde obteve premiação nas categorias Desenho e Proposta. Participou de diversas exposições coletivas com trabalhos em bico de pena, pintura a óleo, desenho a lápis e pastel, além de instalações. O currículo de artista e profissional do design em muitos momentos estiveram interligados. Como ilustrador, criou e produziu capas de discos em vinil e CD de músicos da cena musical gaúcha, além de capas e projetos gráficos de livros, e-books e revistas. Mais recentemente, o também designer gráfico e publicitário José Luis Castro buscou na plataforma digital a possibilidade de experimentar novas formas criativas de expressão e arte.

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário